Loading color scheme

16 dicas para fazer uma viagem segura

O mundo não é perigoso ou inseguro. Muito pelo contrário. Há alguns lugares e pessoas que criam essa situação. Na verdade, você está mais propenso a ter problemas em casa do que quando está viajando. Por isso, o site especializado Lonely Planet listou algumas dicas de senso comum durante uma viagem.

1. Olhe para trás
Adquira o hábito de olhar para trás quando você se levanta antes de ir embora de algum lugar. Provavelmente, quando você sair para algum passeio, estará levando mais coisas do que quando você está em casa. Por isso é mais provável esquecer um casaco ou um jornal na mesa de café.

2. Separe seu dinheiro
Você sabe como manter todos os seus cartões bancários em sua carteira ou bolsa quando você está em casa? Não faça isso enquanto estiver viajando. Mantenha o dinheiro em lugares diferentes. Se você perder todas as suas malas no aeroporto, fica muito mais difícil conseguir substitutos. Aliás, ficar sem dinheiro não é nada bom.

3. Não mantenha a sua carteira no bolso de trás da calça
Para evitar roubos, mantenha a sua carteira no bolso da frente, especialmente um que pode ser abotoado. Se puder, use o bolso interno de seu casaco. Há também opções diferentes como cintos dinheiro para colocar em volta da cintura.

4. Verifique todos os seus documentos importantes
Digitalize seus documentos de viagem e envie-os para si mesmo. Guarde as cópias de seu passaporte, vistos e seguros e os mantenha em uma parte separada da sua bagagem. Além disso, deixe tudo salvo em seu e-mail.

5. Não confie em estranhos
É difícil começar a conhecer os locais de destino se você não confiar neles, mas há limites para o quanto você deve confiar quando se trata de sua segurança pessoal, dinheiro, e consumo de comida ou bebida. Tenha segurança de onde está indo.

6. Faça um seguro de viagem
Isto serve principalmente para os custos de saúde se você ficar doente ou ferido enquanto estiver no exterior. Os custos hospitalares podem sair muito caros mesmo para uma pequena lesão. Seguro vale a pena.

7. Vacine-se
Visite o seu médico antes de sair e obtenha todas as vacinas pertinentes para os destinos que você vai visitar e para saber as precauções de saúde que você deve seguir.

8. Cuidado com o que você usa
É comum se arrumar para fazer um passeio enquanto você está viajando. Mas a publicidade desse fato é feita através do uso de joias ou câmera cara pendurada no pescoço. Isso faz de você um alvo de ladrões. Deixe suas joias em casa e mantenha sua câmera em uma bolsa quando não estiver usando.

9. Cuidado com a diversão
Pode parecer estranho, mas tome cuidado ao andar de moto ou moto aquática em um país estrangeiro. Na Tailândia, por exemplo, 38 pessoas por dia morrem em acidentes com scooters.

10. Verifique os certificados de instrutores
Se você estiver fazendo um curso de especialização como mergulho ou algo arriscado, como bungee jump, verifique se os instrutores têm qualificações legítimas e um bom histórico de segurança. Há geralmente uma razão de um curso é mais barato que os outros. O PADI tem uma lista de operadoras de mergulho qualificadas.

11. Não deixe seus pertences sem vigilância em espaços públicos
Isso é tão óbvio, mas as pessoas fazem isso o tempo todo. Mais notavelmente, os viajantes deixam as malas em seus pés ou penduradas na parte de trás das cadeiras quando estão em cafés ou restaurantes. Mantenha as malas em seu colo ou envolva a alça em torno de sua perna.

12. Desista
Existe uma regra simples que as pessoas acham difícil de seguir: se você sofrer um assalto, deixe sua carteira, relógio etc. Caso isso aconteça, não deve ser um grande problema se você deixou todas as suas coisas insubstituíveis em casa.

13. Não dê dinheiro aos mendigos
Há exceções a esta regra, como monges em busca de esmolas. Mas, em geral, não doe dinheiro para as pessoas na rua. Além do fato de que este é um momento em que você fica com sua carteira à vista, você vai incentivar a mendicância. Se você quiser ajudar, faça algum trabalho voluntário no destino ou doe algum dinheiro para uma instituição de caridade local.

14. Desconfie de usar seu cartão de crédito em um cybercafé
Computadores dos cybercafés podem ter hardware que gravam seus dados de modo que outras pessoas vejam o nome de usuário e senha para suas contas online (bancário, e-mail etc) ou de seu cartão de crédito.

15. Não brinque com cães e gatos
Você pode estar com saudade dos seus animais de estimação que ficaram em casa, mas os bichos da rua podem ser portadores de raiva e infecções, além de terem dentes grandes.

16. Seu pior inimigo pode ser o seu companheiro de viagem
Muitas vezes seus companheiros de viagem vão correr riscos que comprometem a sua segurança. Eles vão pedir a ajuda de pessoas estranhas, vão agravar uma situação com arrogância, ou vão quebrar qualquer número dos itens mencionados acima. Não se submetam à pressão dos pares. Esteja em sua terra. Se eles continuarem a serem inseguro, considere seguir a viagem sozinho.


Fonte: Portal Terra